Nos envie uma mensagem


(31) 985-040506

(31) 985-040506

Motivação - alavanca para o sucesso.

Motivação - alavanca para o sucesso.

Data de publicação: 17/03/2017
Categoria: Qualidade de Vida
Reportagem: Eliane Rodrigues

Venho apresentar o conteúdo que li da autora Elaine Rodrigues.

“Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu?” (John Richardson Jr)

Fator essencial no ambiente de trabalho, preocupação constante para os líderes e gestores. Desafios atuais e que não devem ser ignorados. São aspectos estratégicos a serem considerados pelas Instituições, principalmente neste momento de incertezas e concorrência tão acirrada no mercado. Sem citar a fragilidade econômica em que o nosso país se encontra.

Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam buscando atingir seus objetivos. Tal impulso envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais que associados iniciam, direcionam e mantêm um comportamento relacionado com o cumprimento de objetivos.

A Motivação impulsiona o individuo para desempenhar e dar o melhor de si, leva-o a fazer o possível para conquistar o que almeja. De onde vem a motivação? O que ocorre com as pessoas não motivadas? A motivação é fator primordial para o desenvolvimento do ser humano. Executar e entregar tarefas sem motivação torna-se uma atividade penosa e árdua.

Todo indivíduo é capaz de se motivar ou desmotivar, o que definimos como de auto-motivação por ser intrínseca. Porém, o ambiente onde o indivíduo vive e está inserido pode gerar a motivação extrínseca, pois o que ocorre em sua vida influencia em sua motivação.

Muitos pesquisadores estudaram e criaram teorias para explicar percepções quanto a Motivação, entre eles podemos destacar: Maslow, McClelland, Herzberg, McGregor. Maslow, por exemplo disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, auto-estima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. Já McClelland, indicou três necessidades que são essenciais para a motivação: poder, afiliação e realização, enquanto Herzberg sugere que a motivação é composta de duas dimensões não relacionadas:Fatores Higiênicos e fatores motivadores e finalmente McGregor através da Teoria X e Y analisou e criou um paralelo entre os indivíduos onde as correntes de pensamentos opostas teorizam as relações entre os colaboradores e o comportamento destes em uma organização.

Então, vamos lá, buscar respostas para perguntas como: Por que as pessoas desempenham e se comportam da maneira como o fazem em seu trabalho? O que faz algumas pessoas darem o máximo de si enquanto outras procuram apenas fazer o mínimo indispensável?

Podemos dar a isso o nome de Motivação Humana

"Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir." (Steve Jobs)

Motivação vem do Latim movere, mover e relaciona-se diretamente às ciências humanas e a condição do organismo que influenciando e orientando para um objetivo comportamental, gera impulso ao individuo e à ação. A motivação está associada ao “porquê”, a razão pela qual o individuo se posiciona de tal maneira levando-o a um certo comportamento, maneira e intensidade em relação a algo. A motivação é a mola propulsora que move seres humanos e animais levando-os a agirem e manterem certas ações e atitudes.

Buscando um entendimento para as causas da Motivação, encontramos dois fatores importantes, duas perspectivas: O Impulso e a Atração:

Quando falamos do Impulso, tratamos das forças propulsoras que levam a ação. Tratam-se dos instintos e pulsões, necessidades internas que levam o ser humano a uma busca por agir sobre tal tensão para que seja resolvida ou se harmonize com suas demandas. O frio é um exemplo bem básico que leva o individuo a agir em busca de solução para se suprir essa necessidade, concentrando-se num comportamento que o aqueça.

Já a atração fala das possibilidades que o individuo considera para resolver o seu sentimento de frio. Ele analisa o ambiente, a situação, as limitações até achar a melhor solução para solucionar tal demanda e encontrando-a. Ele é levado a agir para sanar tal resolução. O impulso não define que tipo de agasalho precisa, apenas evidencia a sua necessidade, já a atração considera as possibilidades de encontrar o melhor agasalho, o que mais trará lhe conforto e o quão possível será adquiri-lo, atraindo-o para essa solução.

Esses dois fatores se completam e de forma bem simples explicam a complexidade e a simplicidade do comportamento humano quanto a motivação.

Levando a Motivação humana para o mundo corporativo, o individuo poderá não sentir necessidade motivação em determinado momento, e em outros, certa situação ou incentivo o leve a Motivar-se sem nunca antes haver sentido necessidade daquilo, ou nunca ter percebido como tal situação poderia lhe agradar motivando-o.

As preferências individuais estão associadas a motivação, pessoas possuem estímulos sociais diferentes e que geram as forças atrativas. Tais forças estão ligadas à suas preferênciase valores adquiridos. Pessoas possuem diferentes objetivos e motivações diferentes. Há também um outro aspecto que é o fato de um mesmo objetivo ser buscado por diferentes pessoas por diferentes razões. Essas variações, por motivos diferentes são chamados motivos, já que são relativos.

A doutrina do Hedonismo, uma doutrina moral que afirma que a busca pelo prazer seria o único propósito de vida. Tal doutrina influenciou o conceito de Motivação. Muitas das teorias associadas à esse comportamento partem do princípio de que toda a atitude humana se dá motivada pela procura de situações que gerem o prazer, sejam positivas ou mesmo a evitação de situações negativas e que levem à dor ou mal estar.

Enfim, muitas das teorias são levadas a afirmar que o ser humano de fato busca a homeostase, o equilíbrio vindo da resolução das tensões internas, das pulsões.

Há que se considerar também, quando tratamos de Motivação, teorias que associam a Motivação à atribuição. Elas percebem o ser humano como uma espécie de pesquisador, onde ele primeiramente busca compreender o ambiente em vive, tentando compreender a causa de vários fenômenos observados, principalmente o seu comportamento e também o comportamento alheio. Assim, a chamada realidade está sujeita ao fato de como a pessoa percebe e explica tais fenômenos. Essas teorias dão ênfase aos processos cognitivos e não consideram a busca pelo prazer como defendem as teorias baseadas no hedonismo.

De posse do conhecimento referente a Motivação como sentimento intrínseco ou extrínseco, não seria realmente fiel tal afirmativa se não pudermos afirmar que a motivação extrínseca é somente fruto da ação do ambiente e a intrínseca da pessoa. A Motivação é a o resultado da interação entre a pessoa e o ambiente, podendo em muitos momentos haver a mesclagem.

Aproveitando as recentes Olimpíadas 2016, usaremos o seguinte exemplo: um atleta que treina determinado esporte principalmente porque é um esporte que ele gosta, motivo intrínseco, e com isso ganha medalhas nas competições, motivo extrínseco.

Finalizado, a Motivação, também gera o efeito de super justificação que é quando a Motivação do individuo diminui em determinadas situações ou momentos. Por exemplo, quando é recompensando por um comportamento que necessariamente Não é o seu comportamento natural em que ele teria se considerasse apenas Motivação Intrínseca.

Autora Convidada: Eliane Rodrigues / Administradora de Empresas - CRA MG 40587
https://www.facebook.com/profile.php?id=100006244147532 


A organização e remuneração são fatores importantes para a motivação da equipe:
Conheça nossas ferramentas de relacionamento com a equipe e plataforma de gestão on line:


Oferecimento - ADDS - www.suaempresanasnuvens.com
As melhores plataformas on-line para o seu negócio, acesse nosso site e experimente.  
Você trabalhando menos e produzindo mais!  




Trabalhe com sorriso no rosto e torne-se um magnata!

Em nosso jogo da vida, cada andada do peão nos traz a expectativa entre fique "uma rodada sem jogar" ou "avance três casas". Quando esta incerteza está relacionada apenas com uma roleta verde e o dinheiro não é real pode parecer divertido, mas n...

Trabalhe com sorriso no rosto e torne-se um magnata!

5 Coisas para você Eliminar em 2017

Já é hora de rever muitas das nossas atitudes para melhorar os resultados profissionais em 2017. Fique atento aos vilões da produtividade e que podem ter impedido você de ter melhores resultados no ano que está acabando. Autora: Ana Paula Paixã...

5 Coisas para você Eliminar em 2017